Este novo conceito leva em consideração a gestão da água, resíduos, materiais e de energia, podendo ser adotado por novos revendedores ou reformado pelos antigos. O grupo atualmente soma 750 unidades entre inaugurados e em processo de implantação, com o objetivo de implantar futuramente em todas as 6 mil unidades atuais.
Em dois anos de implantação deste novo modelo, já foi gerada uma redução de 1,6 GW/mês em consumo energético, o equivalente ao consumo semanal de 45 mil residências e 92 mil Litros de água, o equivalente ao consumo mensal de 92 residências.
Os postos ecoeficientes para alcançarem este resultado foram projetados para coletarem água da chuva,reutilizar a água de lavagem de veículos, instalação de torneiras e chuveiros de fechamento automático e diminuição de consumo de água nas descargas dos vasos sanitários. Além disso, foram desenvolvidas soluções para um melhor aproveitamento da luz natural, integrando-a com a artificial, além da utilização de lâmpadas e luminárias mais eficientes(ainda não é utilizada a LED - aguardada para a segunda edição do projeto), e sensores de presença para evitar o desperdício de energia.
Tais ações expandem-se para as lojas de conveniência dos postos, adotando-se as seguintes diretrizes: sistema de exaustão do calor proveniente dos refrigeradores, elementos sombreadores, vidro especial e isolamento térmico nas paredes e forro que levam a menor utilização do ar condicionado e consequentemente a um menor gasto energético.
Por fim, a ecoeficiência também é pensada desde a construção/reforma do posto. Utiliza-se o Sistema Light Steel Framing na edificação, sistema modular com estrutura em aço 100% reciclável, gerando a redução de 40% de resíduos na construção, redução de 80% de utilização de concreto e aumento em 50% no tempo de entrega da obra.
Importante mencionar que apesar dessas ações ecoeficientes diferenciarem o posto de combustível que adotá-las, não geram nenhum custo adicional em relação ao posto tradicional. Na verdade, quando pensamos em Sustentabilidade há sempre uma redução de custos. Assim, os postos ecoeficientes oferecem ao revendedor um payback variável em relação ao nível de ações adotadas que o posto tradicional não oferece. Mais do que isso: ao adotar a ecoeficiência, agrega-se valor à marca e aos serviços do Posto ao preservar os recursos naturais.
Enfim, este projeto é mais uma prova da evolução da maturidade das empresas em relação ao tema de Sustentabilidade. Começam a entender a necessidade atual de atender às exigências mercadológicas de construir projetos sustentáveis, visando agregar valor à sua marca e se relacionar melhor com seus stakeholders.
Parabéns ao Grupo Ultra e ao Posto Ipiranga pela iniciativa. Espero ver cada vez mais os Cataventos da ecoeficiência nos postos de combustíveis do grupo pelo país afora.
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