Uma idéia que virou realidade...

Pessoal,

Como todos sabem, pelo menos aqueles que me conhecem, sou apaixonado pela temática ambiental. E após muito refletir, decidi criar este blog para expor minha idéias e tentar divulgar notícias, inovações nesta área, e claro, opiniões e análises críticas do que vem ocorrendo no mundo da sustentabilidade.

Peço que comentem, sugiram assuntos, critiquem, enfim, que este seja um espaço para discutirmos os mais variados assuntos.

Beijos e abraços a todos!

Jean Marc Sasson

sexta-feira, 17 de janeiro de 2014

5 R's






2014 chegou e a responsabilização pelo descarte dos resíduos sólidos também. A Política Nacional de Resíduos sólidos finalmente entrará em vigor e a preocupação com Planos de Gerenciamento de Resíduos sólidos, obrigatória na PNRS, aumentou.
Fica aqui uma sugestão: Elaborem o PGRS com base nos 5R's.
O que são? 

Repensar>Recusar>Reduzir>Reutilizar>Reciclar

Passo 01: Devemos repensar nosso consumo e entender as nossas verdadeiras necessidades e relegar o que é supérfluo. Repensar a utilidade do produto, onde o descartamos, se é um produto ecologicamente correto etc.
Passo 02: Devemos recusar todos os produtos que não são ecologicamente corretos e agridem o Meio Ambiente, o Meio social e a saúde humana.
Passo 03 - Devemos reduzir - esse para mim é o ponto mais importante de qualquer PGRS - a quantidade de resíduos geradas. Isto é, quando estabelecermos um PGRS, diagnostica-se a quantidade de resíduos gerados e estabelece uma meta de redução. O que adianta darmos uma destinação correta, se o consumo continuar desenfreado? A conscientização gera a redução do consumo e consequentemente a diminuição de utilização de recursos naturais.
Passo 04: Antes de reciclar, todo o resíduo sólido deve ser reutilizado. Quando se reutiliza, consome-se menos energia de transformação do material - sim, a reciclagem consome energia - e evita a utilização de matéria prima. Pode-se reutilizar para o mesmo fim ou não. Uma garrafa PET pode ser utilizada como embalagem de refrigerante ou como suporte de uma planta, por exemplo.
Passo 05: E por fim a reciclagem. Todo o material separado na coleta seletiva que não puder ser reutilizado, deverá ser reciclado. Infelizmente, hoje só é reciclado o que tem valor econômico. Vidro, isopor etc são pouquíssimos reciclados por ter baixa demanda mercadológica.

Desta forma, quando Municípios, Estados e empresas privadas forem elaborar seu PGRS, devem impreterivelmente pensar nos 5R's sob pena de estarem fadados ao insucesso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário