Uma idéia que virou realidade...

Pessoal,

Como todos sabem, pelo menos aqueles que me conhecem, sou apaixonado pela temática ambiental. E após muito refletir, decidi criar este blog para expor minha idéias e tentar divulgar notícias, inovações nesta área, e claro, opiniões e análises críticas do que vem ocorrendo no mundo da sustentabilidade.

Peço que comentem, sugiram assuntos, critiquem, enfim, que este seja um espaço para discutirmos os mais variados assuntos.

Beijos e abraços a todos!

Jean Marc Sasson

segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Compensação Ambiental

Não só prejuízos traz grandes empreendimentos amazônicos. À exemplo das hidrelétricas como a de Santo Antônio, no Rio Madeira, tais empreendimentos são obrigados a pagar à título de compensação ambiental recursos milionários que financiam estudos cientiíficos. Se dependessem de recursos públicos, tais estudos demorariam o dobro ou triplo do tempo para concluírem. Contudo, com recursos privados, estas pesquisas são tão intensas que já descobriram por exemplo mais de 800 novas espécies no Rio Madeira, transformando-o em um dos maiores santuários de água doce do mundo. A Vale por sua vez descobriu na sua mina de Carajás, no Pará, ninhos da águia brasileira - a Harpia - ameaçada de extinção. Descobertas arqueóligicas também têm sua vez...

Enfim, tais empreendimentos apesar de causarem grande impacto ambiental estimulam estudos e pesquisas que inventariam a biodiversidade do local onde o impacto ocorrerá.

Sem dúvidas, isso é de suma importância para entendermos os mistérios amazônicos...

Nenhum comentário:

Postar um comentário