Uma idéia que virou realidade...

Pessoal,

Como todos sabem, pelo menos aqueles que me conhecem, sou apaixonado pela temática ambiental. E após muito refletir, decidi criar este blog para expor minha idéias e tentar divulgar notícias, inovações nesta área, e claro, opiniões e análises críticas do que vem ocorrendo no mundo da sustentabilidade.

Peço que comentem, sugiram assuntos, critiquem, enfim, que este seja um espaço para discutirmos os mais variados assuntos.

Beijos e abraços a todos!

Jean Marc Sasson

segunda-feira, 21 de outubro de 2013

ISE e Sustentabilidade Corporativa

O ISE - Índice de Sustentabilidade Empresarial é um índice criado pela Bovespa no qual analisa a prática da Sustentabilidade Corporativa, levando em consideração o desempenho econômico, o equilíbrio ambiental, a justiça social e governança corporativa.
A mais recente carteira do ISE foi anunciada no dia 29 de novembro de 2012 e vigora de 07 de janeiro de 2013 a 03 de janeiro de 2014. A oitava carteira do ISE reúne 51 ações de 37 companhias, que representam 16 setores e somam R$ 1,07 trilhão em valor de mercado, o equivalente a 44,81% do total do valor das companhias com ações negociadas na BM&FBOVESPA 
Uma recente pesquisa realizada pela Bovespa mostrou que estar presente no índice também pode ser mais lucrativo. Segundo dados da BM&F Bovespa de 2012, o indicador se valorizou 5,15% enquanto o Ibovespa, o principal índice da Bolsa, apresenta queda de 5,94% no mesmo período. Naquele ano, o ISE acumulou alta de 13,82% contra uma valorização de 13,67% do Ibovespa.
Apesar da importância deste índice que impulsiona e incentiva a adoção de medidas sustentáveis, não significa dizer que a empresa que compõe este índice é genuinamente sustentável, isto é, pratica a Sustentabilidade em nível estratégico.
Hoje, o que se tem mais no mercado são empresas proclamando sua Sustentabilidade esperando um retorno de reputação, praticando o velho greenwashing. E fazer parte do ISE traz esse esperado retorno .
O ISE é atualizado a partir de questionários que são distribuídos entre as empresas emissoras das ações mais líquidas da BM&FBovespa. Estes questionários são respondidos sem qualquer obrigação de auditoria externa. As empresas respondem conforme os dados levantados internamente, mas sem qualquer "compromisso" com a verdade. Mostram apenas o que querem, como no relatório GRI, no qual as empresas relatam informações opacas.
Não podemos analisar se uma empresa é sustentável apenas pela adoção de medidas isoladas ou pela sua inclusão no índice. Para uma empresa ser sustentável ela deve pensar e se planejar de forma sustentável.
É certo, porém, que a adoção de medidas sustentáveis traz às empresas mais eficiência operacional, o que as torna menos suscetível à crises econômicas, como reflete o ISE. São investimentos mais seguros.



Nenhum comentário:

Postar um comentário