Uma idéia que virou realidade...

Pessoal,

Como todos sabem, pelo menos aqueles que me conhecem, sou apaixonado pela temática ambiental. E após muito refletir, decidi criar este blog para expor minha idéias e tentar divulgar notícias, inovações nesta área, e claro, opiniões e análises críticas do que vem ocorrendo no mundo da sustentabilidade.

Peço que comentem, sugiram assuntos, critiquem, enfim, que este seja um espaço para discutirmos os mais variados assuntos.

Beijos e abraços a todos!

Jean Marc Sasson

segunda-feira, 25 de novembro de 2013

Impasse climático: haverá um fim?

A COP 19 que ocorreu em Varsóvia está sendo um dos maiores fiascos da História das negociações climáticas. Tida como a COP que daria início ao marco regulatório internacional para as negociações climáticas, cujo termo final será em Paris em 2015, acabou sem qualquer consenso.
Diversos fatores levaram ao fracasso: desde a polônia sediar concomitantemente uma conferência sobre carvão mineral, passando pela demissão do Ministro polonês e presidente da COP durante a conferência- o país sede em regra lidera as negociações - e pelo abandono de ONG's ambientais importantes como o Greenpeace das negociações e, sobretudo, a eterna discussão sobre as metas de corte de emissões de CO2.
Previamente à reunião, chegou-se a acreditar que esta COP seria diferente das outras com a imposição de metas, voluntárias ou não, aos principais emissores, em razão das recentes catástrofes naturais, como o furacão Filipino Hayan que matou mais de dez mil pessoas.
Contudo, os países ricos, historicamente os maiores emissores de Gases de efeito estufa(GEE), querem dividir a conta com os emergentes que por sua vez não querem assumir metas por estarem se desenvolvendo, insistindo que as reduções dos países ricos e desenvolvidos devem ser maiores e mais drásticas.
Em um contexto de crise econômica, cortes de GEE afetariam diretamente a produção industrial e o crescimento do PIB. A União Européia que sempre liderou as negociações destas metas, fugiu da sua função em razão da crise no bloco. EUA, o maior emissor de GEE do mundo, que sequer havia assinado o protocolo de Kyoto e que na eleição de Obama teve um suspiro de esperança, seguem alheios ao seu peso nas discussões. A China, segundo maior emissor, concorda com a redução e segue investindo em energias renováveis, mas condiciona a sua participação à inclusão dos EUA.
Assim, frente à realidade atual de furacões, tufões, tempestades e enchentes cada vez mais frequentes, não passamos ainda de um cenário de cortes voluntários. O Brasil impôs um corte voluntário, já alcançado com a redução do desmatamento amazônico. Espera-se mais do Brasil, muito mais. Tanto em cortes de GEE quanto em liderança nas negociações.
Vejo com grande esperança e também desdém em relação à resolução deste impasse.
Não adianta os principais países condicionarem suas responsabilidades às participação dos demais. devem primeiro fazer o dever de casa para depois exigirem dos outros. Com o impasse todos saem perdendo, inclusive os próprios negociadores e governantes .
Acredito que o G-20, bloco econômico das 20 maiores economias mundial, deveria arcar com a responsabilidade de cortes profundos, independente da crise econômica. As nações devem seguir o exemplo do C40, grupo que reúne as 40 maiores cidades mundiais que compartilham experiências de sucesso e alcançaram metas de redução de GEE.
Portanto, não adianta prevermos a recuperação econômica se ao fim deste século não houver um Planeta habitável com o acréscimo médio de 5 graus na temperatura global.
A sobrevivência da raça humana deve ser priorizada frente ao desenvolvimento econômico.

3 comentários:

  1. Olha, a verdade é o que todo mundo já sabe: a grande maioria dos cidadãos e dos governos não querem coloborar, todos querem comodidade, preocupados com seus próprios interesses.
    Os governos não querem se comprometer, dizem que isso comprometeriam crescimento econômico e por aí vai, argumentos não faltam.
    Vocês se lembram das brigas e reclamações por causa das Sacolas Plásticas dos Supermercados ?
    São muitos poucos aqueles que querem colaborar, e todos sabem os interesses econômicos são mais forte.
    Talvez quando os efeitos baterem à porta, governos e cidadãos acordarão.
    E quem sobreviver poderá contar para seus filhos.

    RIBERTO BUENO - ribertooliveira@sabesp.com.br

    ResponderExcluir
  2. Não se preocupem com os outros faça a parte que lhes cabe.Quanto ao clima Leiam Luiz Carlos Molion. E quanto as sacolas plasticas nós já sabíamos. A lei deveria se chamar "lei tiro no pé " uma maluquice que todo mundo embarcou. A sacola não tem que acabar, nem muito menos ser biodegradável mas sim ser reciclada de fato. RECICLAAAÇÃO AMBIENTALISMO DE CONSCIENTIZAÇÃO.

    ResponderExcluir
  3. Olha pelo youtube: https://www.youtube.com/watch?v=yJ0jJWuShpQ
    Também pelo blog da Marise Jalowitski: http://compromissoconsciente.blogspot.com/2011/09/cosmos-energia-gravitacional-em.html?spref=tw
    Temos uma solução! Na Universidade UERR (Roraima, também Brasil!) foi proibido pesquisa pelas instancias superiores!!! Que bom!!!
    Políticos: muito obrigado! O povo nunca vai a esquecer vocês!

    ResponderExcluir