Uma idéia que virou realidade...

Pessoal,

Como todos sabem, pelo menos aqueles que me conhecem, sou apaixonado pela temática ambiental. E após muito refletir, decidi criar este blog para expor minha idéias e tentar divulgar notícias, inovações nesta área, e claro, opiniões e análises críticas do que vem ocorrendo no mundo da sustentabilidade.

Peço que comentem, sugiram assuntos, critiquem, enfim, que este seja um espaço para discutirmos os mais variados assuntos.

Beijos e abraços a todos!

Jean Marc Sasson

sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014

Impactos (in)visíveis da mudança climática


Enquanto o impasse diplomático em relação aos cortes de CO2 permanece, o Planeta não espera e reage às ações antrópicas. Temos visto, ultimamente, os fortes impactos das mudanças climáticas, castigando o mundo.
O Hemisfério Norte passou recentemente por tempestades de neve e quedas de temperaturas nunca antes vistas , impactando a rotina de grandes cidades como Nova Iorque. No Brasil, Janeiro e Fevereiro, meses de chuva e até ano passado, época de desastres em razão de tempestades e deslizamentos, não choveu uma gota de chuva sequer. Temperaturas médias beirando os 40 graus, isto é, aumento de 6 graus em relação à média anual, equivalente ao aumento esperado pelo IPCC para 2100. Bom para nos acostumarmos ao aquecimento global.
No entanto, o contexto acima é de fácil constatação. Ano após ano percebemos e sentimos estas mudanças. E aquelas que passam despercebidas?
Por exemplo: Notícia publicada hoje, 07 de Fevereiro, pelo jornal O Globo, informa que a estiagem deste início de ano pode gerar um prejuízo de 1,3 Bilhões ao setor do Agronegócio, em razão do aumento do custo da produção e de pragas (http://oglobo.globo.com/economia/estiagem-prolongada-ameaca-safra-de-200-milhoes-de-toneladas-11529317).
Isso fatalmente aumentará o preço final dos alimentos e consequentemente puxará o aumento da inflação. Está aí um bom argumento para aqueles que não acreditam nas mudanças climáticas e vivem apenas o presente. Seu bolso será afetado!!!!
Esta mesma estiagem que diminuiu o nível dos reservatórios das hidrelétricas brasileiras, obrigando a região Norte a "importar" energia para a região Sudeste e o Sistema Energético Brasileiro a operar no limite e lançar mão de termoelétricas. Tais fatores aumentarão o preço da energia elétrica. Mas nesse quesito, sendo ano eleitoral, o Governo Federal subsidiará e a tarifa final não aumentará. Mas empresas públicas arcarão com o prejuízo e no final das contas, você cidadão brasileiro pagará a conta.
E aqueles impactos indiretos que as mudanças climáticas implicam?
A partir do momento que novas safras serão afetadas, regiões produtoras tornarem-se desertificadas, haverá migração da população rural para as cidades. Ok, esse movimento já é velho. Mas aumentará - ainda mais - a demanda por energia, por comida e sobretudo por moradia. Haverá mais favelização e aumento da violência urbana.
Estão aí bons motivos para acreditarmos na ocorrência das mudanças climáticas. Até mesmo os céticos!
O que você está fazendo para evitar ou pelo menos diminuir este impacto?

Nenhum comentário:

Postar um comentário