Uma idéia que virou realidade...

Pessoal,

Como todos sabem, pelo menos aqueles que me conhecem, sou apaixonado pela temática ambiental. E após muito refletir, decidi criar este blog para expor minha idéias e tentar divulgar notícias, inovações nesta área, e claro, opiniões e análises críticas do que vem ocorrendo no mundo da sustentabilidade.

Peço que comentem, sugiram assuntos, critiquem, enfim, que este seja um espaço para discutirmos os mais variados assuntos.

Beijos e abraços a todos!

Jean Marc Sasson

quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Projeto de Lei simples e incentivador

Criado pelo deputado Washington Reis (PMDB-RJ), a Câmara analisa o Projeto de Lei 917/11, que obriga bares e restaurantes a instalar em suas dependências amassadores de latinhas de alumínio. Segundo o texto, as latas amassadas deverão ser entregues ao serviço público de limpeza urbana ou às cooperativas de catadores sob pena de serem punidos com base na Lei de Crimes Ambientais (9.605/98).Para o deputado, a lei ajudará os catadores, pois latas amassadas têm um volume 20% menor, além disso de estimular a consciência ecológica dos brasileiros e a reciclagem de outros materiais. “Os amassadores têm um custo irrisório e podem ser operados, mesmo em bares e restaurantes, pelos próprios consumidores”, observa o deputado. Ele acrescenta que a reciclagem oferece muitas vantagens, como a economia de energia elétrica e de bauxita utilizada na fabricação de latas, além da geração de empregos.
Projeto de lei simples, barato e inovador.
É disso que estamos precisando Poder Legislativo!

5 comentários:

  1. Jean, li há pouco sua coluna no Ambiente Energia e vim parar aqui.

    O projeto é interessante, sim, mas poderia tratar mais a fundo a questão da gestão de resíduos por parte de estabelecimentos comerciais, não?

    E uma dúvida que tenho, e sempre ouço respostas desencontradas para ela: os resíduos recicláveis devem ser livres de resíduos dos produtos que continham? Ou não há problema nenhum em jogar fora embalagens com traços de alimentos, bebidas e produtos de limpeza?

    ResponderExcluir
  2. Silvia,
    A gestão de resíduos sólidos daria um livro. No artigo resolvi apenas tratar sobre os catadores. De fato, com a PNRS, a gestão de resíduos pelos estabelecimentos irá mudar, e muito. Falarei sobre isso em um artigo futuramente. Continue a acompanhar.
    Em relação aos resíduos sólidos o ideal é serem limpos antes de serem descartados. Há materiais como o papel que necessita ser descartado limpo, pois perderá seu valor. Vidro, alumínio, entre outros mais resistentes, devem ser limpos também, mas não perderiam o valor caso contrário. Caso haja o descarte com o resíduo sujo, normalmente, antes da reciclagem, há a lavagem do material.
    Obrigado pela visita e volte sempre!

    ResponderExcluir
  3. Jean, perguntei porque já vi gente séria, preocupada com o assunto, dizer que não precisa ser limpo. Eu lavo os recipientes, mas sei de muitos vizinhos que não fazem o mesmo. E, na coleta, o meu lixo, limpo, vai misturado ao deles, sujo.

    Você falou sobre o papel: papel que as crianças usaram para fazer "arte", muitas vezes com tinta e/ou cola e outros materiais que a imaginação mandar, podem ser descartados no lixo reciclável?

    Mas uma coisa é certa: falta ensinar a população a descartar o lixo corretamente. É um longo caminho, afinal pouquíssimas são as cidades brasileiras com coleta seletiva eficiente.

    ResponderExcluir
  4. Silvia, infelizmente se seu prédio não tiver coleta seletiva não adianta de nada lavar, tendo em vista que todos os lixos serão recolhidos pela Comlurb e terão o mesmo destino.
    Sim, papel sujo deve ser reciclado, SEMPRE! se estiver limpo é bem melhor!
    A educação Ambiental é a base de tudo!

    ResponderExcluir
  5. Jean, obrigada pelas dicas. Só para esclarecer: o lixo sujo dos meus vizinhos (eu moro em um condomínio de casas, e a coleta seletiva da prefeitura passa por aqui 3 vezes por semana, o que é bastante para os padrões brasileiros), quero dizer que o lixo reciclável deles vai sujo (embalagem de leite com resto de leite, embalagem de iogurte com resto de iogurte etc. - e eu lavo todas as embalagens).

    ResponderExcluir