Uma idéia que virou realidade...

Pessoal,

Como todos sabem, pelo menos aqueles que me conhecem, sou apaixonado pela temática ambiental. E após muito refletir, decidi criar este blog para expor minha idéias e tentar divulgar notícias, inovações nesta área, e claro, opiniões e análises críticas do que vem ocorrendo no mundo da sustentabilidade.

Peço que comentem, sugiram assuntos, critiquem, enfim, que este seja um espaço para discutirmos os mais variados assuntos.

Beijos e abraços a todos!

Jean Marc Sasson

segunda-feira, 18 de novembro de 2013

Lixo Zero

Acompanho com atenção o Programa carioca Lixo Zero que começou a ser implementado a três meses pela Prefeitura carioca. Este programa multa o cidadão que descarta resíduos em vias públicas. Segundo dados da Comlurb, a quantidade de lixo recolhida em toda a cidade — cerca de dez toneladas, 60% domiciliar e 40% do público — não diminuiu, mas houve redução de 50% do descarte nas vias públicas.
Ao invés de implementar programas de Educação Ambiental, multar e castigar o bolso no Brasil ainda, infelizmente, é a alternativa eficaz. 
Com a entrada em vigor da Política Nacional de Resíduos Sólidos, todos os municípios serão obrigados a criar seu Plano Municipal de Gerenciamento sob pena de secar a fonte de receita Federal. 
Assim, ao criar uma programa intitulado "Lixo Zero", leva-nos a pensar que o objetivo do programa é a não geração de resíduos. Isto é, quando falamos em Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos, a redução na geração deve ser o primeiro passo e o principal foco. 
Como vimos acima, isto de fato não ocorreu. O programa busca tão somente diminuir o trabalho de varreção da Comlurb.
Pois bem. 
A mesma PNRS, impõe uma responsabilidade compartilhada entre  fabricantes, importadores, distribuidores e comerciantes, os consumidores e os titulares dos serviços públicos de limpeza urbana.Ou seja, quando falamos sobre um produto, para identificar os responsáveis, deve-se analisar o ciclo de vida deste produto - do berço ao berço. Todos os envolvidos neste ciclo de vida do produto deverão ser co-responsáveis. Desde a extração da matéria prima até o descarte pós-consumo.
Quando a Prefeitura, na melhor das suas intenções, afim de "limpar" a cidade, estabelece esse programa, estará muito aquém do objetivo principal. 
Um mero Programa  lixo zero não resolve. O ideal é criar um Plano de Gerenciamento que envolva e integre a educação dos consumidores para o descarte adequado, logística reversa do fabricantes para resgatar os resíduos gerados - incentivando a reciclagem e reaproveitamento destes resíduos- e a destinação adequada dos resíduos não reaproveitados entre outros elementos.
Portanto, não basta implementar um programa que visa multar os usuários. Deve haver um trabalho sério de planejamento, cooperação pública/privada e de conscientização da população em relação ao descarte e geração dos resíduos. 
Só assim poderíamos falar em Lixo Zero.


3 comentários:

  1. Jean Marc Sasson,

    Parabéns pelas suas palavras.
    Por ser um apaixonado pelo meio ambiente e sobretudo um idealista compartilho para sua apreciação o site de minha empresa (www.avss.com.br).
    Trabalhamos não só na elaboração de Planos de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos como também oferecemos uma tecnologia de tratamento e destinação final, totalmente interligada aos princípios e objetivos da PNRS.
    A AVSS deixa a sua disposição nosso contato via site ou pessoalmente pelo email (lucas.lanzoni@avss.com.br) para eventuais dúvidas e questionamentos.

    Atenciosamente,

    Lucas Lanzoni

    ResponderExcluir
  2. A implantação da Lei 12.305/10 vai causar muitos transtornos, pois punir sem educar não resolve. Ministro a disciplina Logística Reversa em alguns cursos de graduação e pós graduação. Ouço muito os alunos dizerem: a gente separa e o caminhão do lixo mistura tudo... Creio que educar, conscientizar teria um efeito mais benéfico. Publiquei seu artigo na minha página de Logística Reversa e Sustentabilidade no facebook. Uma excelente matéria. Parabéns!

    ResponderExcluir
  3. Cintya, já está causando! A logística reversa vai ser um dos itens de difícil implantação, mas que acredito que irá causar a maior transformação na cadeia produtiva! Obrigado por divulgar o artigo! Abraços,

    ResponderExcluir