Uma idéia que virou realidade...

Pessoal,

Como todos sabem, pelo menos aqueles que me conhecem, sou apaixonado pela temática ambiental. E após muito refletir, decidi criar este blog para expor minha idéias e tentar divulgar notícias, inovações nesta área, e claro, opiniões e análises críticas do que vem ocorrendo no mundo da sustentabilidade.

Peço que comentem, sugiram assuntos, critiquem, enfim, que este seja um espaço para discutirmos os mais variados assuntos.

Beijos e abraços a todos!

Jean Marc Sasson

segunda-feira, 5 de maio de 2014

Iniciativa Coca-Cola - Treinamento Gestão de Resíduos nos Estádios da Copa do Mundo da Fifa

A Coca-Cola Brasil, em parceria com a FIFA, será a responsável pela ação de gerenciamento de resíduos sólidos da Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014. 
A ação teve a etapa teste na Copa das Confederações da FIFA 2013, quando 70 toneladas de material foram destinadas à indústria de transformação. Agora, serão realizadas nas 12 cidades-sede.
Para isso, a empresa disponibilizou treinamento para todos os catadores de lixo que trabalhará durante os jogos. Ao todo, serão 840 catadores de lixo capacitados. 
Fui convidado para testemunhar o treinamento no dia 8/04 no Rio de Janeiro. 
O curso teve uma carga horária de 8h e participaram do workshop catadores da Rede Movimento. Ao todo, foram convocados 70 catadores de diferentes cooperativas, perfazendo 41 municípios do estado fluminense, como cooperativas de Duque de Caxias, Irajá, São Gonçalo etc. Nas aulas os catadores aprenderam como manusear os equipamentos que serão utilizados durante o Mundial e entenderam a dinâmica de trabalho dentro do estádio, além de receberem informações sobre segurança e questões comportamentais.
Além disso, foi anunciado que os uniformes dos catadores serão feitos de material PET reciclado e a coleta contará com veículos elétricos que auxiliarão no transporte dos materiais recicláveis.
Durante a Copa do Mundo todo o lixo sólido produzido nos estádios será coletado e encaminhado à reciclagem nas cooperativas apoiadas pela Coca-Cola Brasil participantes do projeto Coletivo Reciclagem, que oferece suporte para a gestão e capacitação em 300 cooperativas em 22 estados. 
A estimativa é que sejam produzidas cinco toneladas de lixo a cada partida da Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014. Desse total, 40% são resíduos sólidos, passíveis de reciclagem. A meta é reciclar 100% dos resíduos recicláveis.  
A iniciativa da Coca-Cola Brasil tem o objetivo de estimular a expansão da coleta seletiva de lixo urbano nas 12 cidades-sede da Copa do Mundo FIFA Brasil 2014, bem como promover o cumprimento da Política Nacional de Resíduos Sólidos que criou normas para a coleta e destinação final de resíduos. 
Todas as ações da Coca-Cola durante a Copa das Confederações da FIFA e da Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014 serão baseadas nos três legados que a companhia pretende deixar para o País com o evento: reciclagem, comunidade e vida ativa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário