Uma idéia que virou realidade...

Pessoal,

Como todos sabem, pelo menos aqueles que me conhecem, sou apaixonado pela temática ambiental. E após muito refletir, decidi criar este blog para expor minha idéias e tentar divulgar notícias, inovações nesta área, e claro, opiniões e análises críticas do que vem ocorrendo no mundo da sustentabilidade.

Peço que comentem, sugiram assuntos, critiquem, enfim, que este seja um espaço para discutirmos os mais variados assuntos.

Beijos e abraços a todos!

Jean Marc Sasson

terça-feira, 10 de maio de 2011

Chegou o dia!

Chegou o dia da votação do Código Florestal.
Após muito se discutir e tentar chegar num acordo que beneficie os dois lados, Aldo Rebelo apresentará seu relatório e o Plenário da Câmara votará preliminarmente as novas mudanças do Código, sendo enviado posteriormente ao Senado e caso não haja nenhuma alteração, será enviado para ser sancionado pela nossa Presidenta.
Hoje, diferente de ontem onde tive um discurso idealista e repleto de meus valores, vou discutir um pouco os bastidores políticos por trás desta votação.
Ao longo desse tempo, os ambientalistas representados pela Ministra do Meio Ambiente Izabella Teixeira - muito bem representados por sinal - e os agropecuaristas articulados através do deputado Aldo Rebelo(PcdoB-SP), viabilizaram discussões em torno de diversos pontos, dentre eles a recuperação das margens de rios, dimensão da reserva legal, anistia para quem desmatou até junho/2008 entre outros, a fim de chegar num concenso. O governo permaneceu alheio a isto tudo até as vésperas da votação.
A votação foi adiada por uma vez em razão do pouco tempo que os deputados tiveram para tomar conhecimento da causa e assim poderem votar com propriedade. Apesar do requerimento do partido PV no STF, cuja maior defensora é a ex-senadora e ex-candidata a Presidência da da República Marina Silva,  para ser adiado mais uma vez, a votação foi imposta em caráter de urgência. Isso significa que pontos polêmicos que mereciam melhor análise e maior discussão social e técnica não terão melhor sorte.
Até o momento não se chegou à um consenso em relação à recuperação de APP´s em áreas agrícolas consolidadas e na isenção de Reservas Legais nas pequenas propriedades agrícolas. A ministra não abre mão da Reserva Legal em todas as propriedades, enquanto o deputado, apesar de saber da sua importância, apenas vê os cifrões que deixarão de ser obtidos por estas áreas "improdutivas". Em relação às APP´s, Izabella pretende aumentá-las enquanto Aldo não só pretende diminuí-las como também anistiar quem as desmatou até 22 de junho de 2008. Sim anistiar! Porque desmatar Áreas de Preservação Permanente é crime ambiental!
A presidenta Dilma diante deste cenário sabe que a bomba cairá no seu colo e espero eu (olha aí meu lado idealista falando alto de novo) mantenha sua promessa eleitoral e vete estas mudanças prejudiciais ao Meio Ambiente. Sabendo que tal ato desagradará a base aliada formada por grande parte por políticos agropecuaristas e prevendo um futuro difícil, agir a favor dos ambientalista não seria, estrategicamente, politicamente correto. Quer na verdade que se chegue a um acordo no momento atual e a votação se desenvolva sem nenhum problema.
O problema é que já há um movimento da ministra admitindo recuar de suas convicções, por óbvio, por pressões políticas.
Isso não pode acontecer!
Não se pode regredir em um código símbolo da proteção ambiental a um ano do maior evento internacional deste tema, o Rio+20 que após 20 anos voltará ao Rio de Janeiro e no qual o Brasil como anfitrião tem de ter uma posição firme e de liderança. Com a mudança do Código, os demais países não respeitariam mais o Brasil como hoje vem acontecendo.
Penso que um país como o Brasil que possui a maior diversidade ecológica no planeta, uma matriz limpa de energia entre outros , tem de ter uma postura firme e de vanguarda em relação a este tema.
Enfim, apesar de nestes últimos anos termos avançado em termos tecnológicos e de conscientização, parece que vamos regredir por questões que, ao meu ver, são egoístas e fazem parte de uma minoria mundial.
Este Código merece ser revisto, mas para estabelecer novos critérios mais rígidos de preservação.
Espero que hoje o bom sendo prevaleça, e a votação seja novamente adiada....

Nenhum comentário:

Postar um comentário