Uma idéia que virou realidade...

Pessoal,

Como todos sabem, pelo menos aqueles que me conhecem, sou apaixonado pela temática ambiental. E após muito refletir, decidi criar este blog para expor minha idéias e tentar divulgar notícias, inovações nesta área, e claro, opiniões e análises críticas do que vem ocorrendo no mundo da sustentabilidade.

Peço que comentem, sugiram assuntos, critiquem, enfim, que este seja um espaço para discutirmos os mais variados assuntos.

Beijos e abraços a todos!

Jean Marc Sasson

segunda-feira, 9 de maio de 2011

Código Florestal - Um olhar cuidadoso para o futuro

Amanhã, senão for postergado mais uma vez pelo Congresso, será votado o Código Florestal, criado em 1965. Esse ato político deve ser realizado com muito cuidado e sobretudo com muito critério. A princípio não discutirei aqui os pontos polêmicos do código ou os bastidores políticos. Quero expor aqui minha preocupação com o futuro, tão e simplesmente. Estará sendo decidido não só o futuro do Meio Ambiente brasileiro, mas o futuro do mundo. E pior que não estou exagerando! Sabe-se que a natureza é integrada e que determinados ecossistemas sofrem influência de outros. Por exemplo, a Amazônia tamanha é sua imensidão que a produção de umidade produzida a partir da evaporação das águas de seus rios e transpiração de suas florestas interfere na produção de chuvas no Nordeste brasileiro e em outros países. A emissão de Co2 da Europa interfere no degelo dos pólos.E por ai vai... Então, quando se discuti qual deve ser a porcentagem da reserva legal, seja ela de 80% ou 50 ou 30%, devemos estar refletindo não nos interesses econômicos atuais do nosso país. Não devemos pretender que nossos produtores obtenham mais terra para cultivar suas plantações. Ou sequer pretender que com o aumento de produção estaremos disponibilizando mais alimentos na briga contra a fome. Temos que pensar no que a falta de florestas, rios, animais e outros bens proporcionarão ao nosso futuro. Tenha certeza que a ausência deste recursos naturais afetarão muito mais a nossa agricultura do que pensam. O agronegócio, representado pelo Aldo Rebelo(PCdoB-SP), está elaborando um planejamento a curto prazo. Estão interessados mais em sair da ilegalidade que alguns se encontram por não manter parte de suas reservas legais, do que pensando na produção à longo prazo. Digo a longo prazo porque a ausência de rios, florestas e outros recursos naturais afetarão a produção deste senhores se não forem preservados. Imaginarei o seguinte cenário: Centro-Oeste brasileiro sem seus rios, matas nativas, escassez de chuvas, enfim, quase um deserto de vida. Apesar dos avanços científicos da grande Embrapa, seus solos serão inférteis,e, principalmente, não terão o seu mais precioso bem, a ÁGUA! É impensável agricultura sem água. Portanto, ao discutirmos a distância de proteção da mata ciliar, a inclusão ou não das APP´s na conta da reserva legal, dentre outros pontos, estaremos decidindo o futuro de muitas pessoas que não estão nesse embate ruralistas x ambientalistas. Estaremos ditando o rumo do nosso planeta!

Nenhum comentário:

Postar um comentário