Uma idéia que virou realidade...

Pessoal,

Como todos sabem, pelo menos aqueles que me conhecem, sou apaixonado pela temática ambiental. E após muito refletir, decidi criar este blog para expor minha idéias e tentar divulgar notícias, inovações nesta área, e claro, opiniões e análises críticas do que vem ocorrendo no mundo da sustentabilidade.

Peço que comentem, sugiram assuntos, critiquem, enfim, que este seja um espaço para discutirmos os mais variados assuntos.

Beijos e abraços a todos!

Jean Marc Sasson

terça-feira, 21 de junho de 2011

Favelas Sustentáveis

Em mais uma empreitada sustentável da prefeitura carioca, duas favelas sofrerão fortes investimentos: Babilônia e o Chapéu Mangueira localizadas na Zona sul carioca.
Após a implantação das UPP´s nestas favelas, o programa Morar Carioca Verde, da Secretaria municipal de Habitação pretende transformar estas comunidades até a Rio+20, conferência internacional de meio ambiente que será realizada na cidade no ano que vem.
Moradias com captação de água da chuva, tijolo ecológico e aquecimento solar, além de incrementar a economia local com parcerias puúblico privadas com os bancos Bradesco e Itaú através de programas de microcrédito, ecoturismo e de uma horta orgânica e um horto comunitários, além da revitalização dos espaços de convivência.
Serão construídas  117 unidades habitacionais para retirar os moradores que estão localizados em APP. Tais unidades receberão as principais inovações, desde o planejamento para aproveitar luz natural e ventilação, até captação de água da chuva e aquecimento solar, totalizando mais de 10 milhões de investimentos, além dos mais de 43 milhões investidos em outros projetos.
Para que isso ocorra em tempo recorde, o projeto nestas comunidades conta com a mobilização dos moradores, tão importante quanto o investimento. Sem o apoio e a opinião deles nenhum projeto seria sucesso.
Por se localizarem na área mais valorizada do RJ, serão uma vitrine das favelas pacificadas para o mundo. Já há pessoas chamando de UPP´s verdes.
Tenho esperança que seja um projeto duradouo e não somente visando a revitalização destas comunidades até as Olimpíadas. Espero que outras comunidades, afastadas destas áreas supervalorizadas também sejam contempladas.
Todos merecem. O RJ merece.

Nenhum comentário:

Postar um comentário