Uma idéia que virou realidade...

Pessoal,

Como todos sabem, pelo menos aqueles que me conhecem, sou apaixonado pela temática ambiental. E após muito refletir, decidi criar este blog para expor minha idéias e tentar divulgar notícias, inovações nesta área, e claro, opiniões e análises críticas do que vem ocorrendo no mundo da sustentabilidade.

Peço que comentem, sugiram assuntos, critiquem, enfim, que este seja um espaço para discutirmos os mais variados assuntos.

Beijos e abraços a todos!

Jean Marc Sasson

quarta-feira, 1 de junho de 2011

Belo Monte liberado

Hoje recebi a notícia da concessão da licença de instalação com muita tristeza.

Um empreendimento que tem impasses ambientais - haverá muito desmatamento e impacto ambiental, o que enfraquece o argumento de ser uma fonte de energia limpa, social - haverá o deslocamento de famílias do local e de tribos indígenas, econômica - o governo assumiu quase na totalidade o risco do empreendimento, tendo ainda a quantidade de energia a ser gerada não confirmada, comprometendo o investimento, política - há uma grande pressão do governo no Ibama na liberação deste empreendimento, diplomática - a Comissão Interamericana questionou a violação dos direitos humanos das famílias locais das tribos indígenas e jurídica - liminares aos montes do MP do Pará tentando embargar a obra por falta do cumprimento das condicionantes socioambientais.
Enfim, não houve qualquer discussão com a sociedade e há vários questionamentos de especialistas e cientistas pondo em dúvida a viabilidade técnica e econômica de Belo Monte.
Apesar disso tudo, o Ibama libera sob o argumento que houve um grande estudo técnico.
Não acredito nisso.
Houve é pressão política. Até presidente do Ibama já foi exonerado para dar seguimento ás licenças.
O Brasil vai gastar bilhões de reais em um empreendimento duvidoso.
A necessidade de energia é proporcional ao crescimento do país. O Brasil tem essa necessidade. Urgente!
É louvável o Brasil diante desta necessidade querer usar sua potencialidade em energias renováveis, sobretudo a hidrelétrica. Mas esse investimento deve ser feito com cuidado e com muito estudo preliminar.
Soma-se a isso a declaração da Dilma que investirá em energia nuclear.
Temos muitas alternativas como a biomassa, solar e eólica que são viáveis e muito menos impactantes.
Estamos optando por empreendimentos duvidosos.
Possivelmente pagaremos a conta no futuro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário