Uma idéia que virou realidade...

Pessoal,

Como todos sabem, pelo menos aqueles que me conhecem, sou apaixonado pela temática ambiental. E após muito refletir, decidi criar este blog para expor minha idéias e tentar divulgar notícias, inovações nesta área, e claro, opiniões e análises críticas do que vem ocorrendo no mundo da sustentabilidade.

Peço que comentem, sugiram assuntos, critiquem, enfim, que este seja um espaço para discutirmos os mais variados assuntos.

Beijos e abraços a todos!

Jean Marc Sasson

segunda-feira, 20 de junho de 2011

Palmas para o INEA!!!

Serão lançados amanhã pelo INEA dois portais: o portal do Licenciamento Ambiental e de Controle de Qualidade Ambiental, ferramentas desenvolvida pelo Inea e pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).
Através deles a instalação de um empreendimento no Estado do RJ será facilitada ao permitir obter licenças de forma mais ágil. Será disponibilizado a metodologia, dados e informações detalhadas da qualidade ambiental, como os boletins de vulnerabilidade de praias e lagoas.

Segundo Marilene Ramos, a presidente do Inea, o Portal do Licenciamento vai legalizar empresas de qualquer atividade de maneira mais rápida e segura. Ainda segundo ela a partir de informações prestadas pelo empreendedor, é possível enquadrar sua atividade adequadamente, nas respectivas classes ou categorias, determinadas pelos potenciais poluidores e pelo impacto gerado. O cadastro também permite a emissão prévia do boleto bancário para pagamento do custo de análise correspondente ao tipo de empreendimento.

Outro a ser beneficiado será o empresário que conseguirá saber se o tipo de atividade que desenvolve exige licença federal, estadual ou municipal, em qual categoria está enquadrada, quais os documentos necessários para regularizar a situação de funcionamento e onde deve se dirigir para formalizar o pedido de licença, quando todas as informações prestadas durante o cadastramento serão conferidas.


A ferramenta também pensou nas prefeituras que assinaram convênio com o Inea e que, a partir da descentralização dos processos de licenciamento - prevista no Decreto 42.440/10 - passaram a licenciar empreendimentos de impacto local e de pequeno e médio potenciais poluidores. O cadastro é uma das etapas para o licenciamento online.

- O objetivo é que futuramente todo o processo de requerimento, acompanhamento e concessão de licenças ambientais passe a ser realizado por meio do portal - concluiu Marilene Ramos.

O governo carioca inovou mais uma vez. Essa ferramenta será fundamental para se dar transparência no processo de licenciamento, além de viabilizar de forma mais rápida e ágil a obtenção de informações de ambos os lados: licenciador e licenciado.
A preservação do Meio Ambiente exige rapidez e quanto menos burocratização, melhor.
Todos saem ganhando.
Nota 10 ao INEA pela inovação.

Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/rio/mat/2011/06/19/inea-lanca-portais-ineditos-sobre-licenciamento-controle-ambiental-924720720.asp#ixzz1Pop4zm3H
© 1996 - 2011. Todos os direitos reservados a Infoglobo Comunicação e Participações S.A.

Nenhum comentário:

Postar um comentário