Uma idéia que virou realidade...

Pessoal,

Como todos sabem, pelo menos aqueles que me conhecem, sou apaixonado pela temática ambiental. E após muito refletir, decidi criar este blog para expor minha idéias e tentar divulgar notícias, inovações nesta área, e claro, opiniões e análises críticas do que vem ocorrendo no mundo da sustentabilidade.

Peço que comentem, sugiram assuntos, critiquem, enfim, que este seja um espaço para discutirmos os mais variados assuntos.

Beijos e abraços a todos!

Jean Marc Sasson

terça-feira, 28 de junho de 2011

Zoológicos, uma prisão!

Segundo notícia divulgada no O globo de hoje, dos 111 zoológicos existentes no Brasil, apenas 44 seguem as normas estabelecidas pelo Ibama. Em 1989 o Ibama definiu que os zoológicos deveriam ser locais de pesquisa e estudos e não meros expositores de animais. Além disso, devem ser os mais próximos possíveis das necessidades biológicas dos animais e possuir tratador, biólogo, veterinário, convênio com laboratórios para análises clínicas e enviar relatórios anuais sobre natalidade e mortalidade da fauna. A presença de outros profissionais, embora não obrigatória, é desejável, tais como nutricionistas, zootecnistas, paisagistas e, entre os que lidam com animais marinhos, oceanógrafos.
Eu particurlamente não gosto de zoológicos. É lógico que na minha infância fui muitas vezes no zoológico existente na Quinta da Boa Vista, RJ. Mas hoje, vendo o mal trato oferecido a estes animais silvestres, não concordo com a existência deles.
Animais vivem em espaço livre, sem território delimitado. Nasceram e morrerão para correr, caçar, enfim, viver em ambientes que possibilitam excercer seu potencial de animal.
Imagine se todos os Seres Humanos fossem enjaulados? Será que gostaríamos? Com certeza não!
Deveríamos seguir o exemplo da Africa do Sul. Por lá, os animais vivem soltos, aumentando ainda mais o ecotourismo da região com os famosos Safaris. É muito mais interessante vermos os animais em seu habitat natural do que enjaulados e longe de sua "personalidade" natural.
Deveríamos soltá-los na Mata Atlântica, Pantanal, Amazônia ou Cerrado e deixá-los seguir seu curso natural...

Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/ciencia/mat/2011/06/27/zoos-fora-da-lei-apenas-44-das-111-instituicoes-brasileiras-cumprem-regras-924772743.asp#ixzz1QZflYSwk
© 1996 - 2011. Todos os direitos reservados a Infoglobo Comunicação e Participações S.A.

Nenhum comentário:

Postar um comentário